quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O luxo que vem do lixo: Eco-Design. (3ª parte)

A sociedade precisa reformular seu pensamento consumista e transforma-lo a favor do meio ambiente.Utilizar as roupas não por apenas moda, mas por conforto própio ou por te-las apreciado.Devemos levar em conta que a roupa que jogamos fora poderia ser doada, ou se em bom estado poderia ser vendida em um brechó. A reutilização de roupas antigas passou a se tornar nos ultimos tempos conhecida e aprecida. A compra em brechos é a opção mais verde possível devido a ídeia de reciclagem de roupas, novos produtos não são feitos,assim não gerando poluição.
Porém apenas reutilizar as roupas não é satisfatório para grande parte das pessoas, por possuir o interesse de se vestir bem, se vestir conforme seu estilo ou moda que é gerado. Para tal público há diversos tipo de roupas sustentáveis que já existem, apesar de pouco conhecidas.
Roupas a base de produtos reciclados como garrafas pet e pneus  (Sandálias feitas a base de petroleo. fonte : http://www.tottalmarketing.com/upload/Gooc%20fine_388cd3.JPG)
Também a novos produtos , como bolsas e outros que vem sendo criados a partir da sobra de tecidos durante a produção das roupas, por15% a 20% de tecido é descartado durante a produção, virando lixo e grande poluente a natureza.
Porém deve-se ter muito cuidado a respeito das roupas de tecidos naturais, muitas vezes o algodão quando passa pelo processo de tingimento pode ser de grande contaminador a natureza, por isso deve-se sempre procurar não tecidos feitos de algodão e lã apenas, mas orgânicos.
As roupas orgânicas usas hoje em dia são de grande conforto, além de boa aparência e biodegradavéis.
Como exemplo podemos usar as vestimentas feitas a 
base de bambu, um produto orgânico que não agride o meio ambiente por o bambu ser uma planta que quando cortada , renasce.
As roupas sustentáveis agridem muito menos o meio-ambiente do que tecidos feitos de petróleo e outros combustivéis fosseis, devendo ser mais utilizada por todos.
Apesar de não tão conhecidas, as roupas nessa nova década começaram a se tornar famosas


Bolsa reciclada e chale por Consuello Matroni ícone em peças de produtos reciclados ( fonte: http://consuellomatroni.com/?page_id=10)

Um comentário:

  1. Mas de qualquer modo nem a reciclagem, nem as roupas sustentáveis resolvem o problema. É preciso repensar o que é se vestir bem. Por que todos precisam comprar tanto o tempo todo? E preicso reduzir o consumo de energias,. Por que é preciso comprear sempre uma roupa nova e ficar na moda, que muda o tempo todos. É preciso repensar o estilo de vida consujmista
    Bjs
    Monica

    ResponderExcluir