quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O luxo que vem do lixo: Eco-Design. (2ª parte)

  As roupas estão presentes desde o período pré-histórico,Estudo mais apurados direcionam o uso de vestimentas devido as eras glaciais vividas pelo homem.Apesar dos detalhes das roupas terem surgido milhares de anos depois, o motivo principal para se cobrir o corpo era o frio.Pinturas rupestres mostram os homens nos primórdios da era humana caçando animais para seu benefício.Logo após a chegada da era glacial, o homem percebe que o abatimento dos animais poderia lhes ser mais útil do que para apenas come-los,mas para se aquecerem.Porém apenas colocar a pele sobre os ombros de quase nada adiantaria devido a outra parte do corpo continuar descoberta.Assim precisavam de alguma forma para manusear a pele do animal afim de torna-las a seu favor, quase impossível por na época não terem meios para isso. Começava-se então a importância das vestimentas na humanidade e seu manuseamento.
Ocorre então a grande evolução do período paleolítico, a descoberta do fogo, que os possibilitou a criar diversos instrumentos e objetos, um destes foi a agulha.Logo sendo possível a roupas possuir forma de acordo com o corpo.O mesmo molde de roupa é usada atualmente pelos esquimós.
(foto de esquimó e roupas pré históricas)
Ao passar do tempo,além dos motivos de necessidades as roupas passaram a ter papel de grande influência no cotidiano dos homens.Como grande exemplo podemos citar os egípcios que a partir das roupas diferenciavam classes sociais e até a divindade do faráo. Sua produção era feita a base de linho devido a acreditarem que o couro, que a pele animal era impura.O linho fino além de questões de classe, eram usados por motivos de higiene, por ser um produto de fácil lavagem.
Após a conquista da grécia, as vestimentas egipícias sofrem grandes mudanças, devido a influências de outros povos.
Por longos períodos as vestimentas sofreram poucas alterações, continuando quase que com o padrão de túnicas e tecidos soltos, para ambos os sexos.
Apenas no renascimento que pequenas mudanças ocorreram, como o crescimento de tecelões devido ao crescimento das cidades,época onde o consumo começava a crescer.
Mas o grande salto da Indústria Textíl foi a Revolução Industrial,onde a produção de vestimentas era feita a partir de maquinas onde apenas poucas pessoas manuseavam-nas fazendo-as produzir em massa.O trabalho era quase que escravo, os trabalhadores eram completamente explorados.
A partir da desta evolução,o setor textíl continuou a crescer e se expandir.As Roupas se tornaram mais modernas,menos conservadoras,foi um século onde grandes ícones da moda surgiram como Coco Chanel,que ditou a moda e o mudou os costumes e roupas antigas.Usava-se agora roupas leves sem mais o uso de espartilho.As roupas no séc XX já eram produzidas em massa,começando a inconsciência insustentável e implantando-se o consumo e descarte excessivo.
A roupas do começo do séc XXI piorou esta inconsciência sustentável deixando-a mais forte.Conforme o relatório:Panorama dos Resíduos sólidos de 2009,divulgado pela Associação Brasileira de Empresas Especiais, o setor textil é um dos maiores responsáveis pelos altos indícies de poluição.
Os poluêntes do setor textil são divididos entre produtos feitos a base de petroleo e produtos agrícolas feitos de modo não sustentável.
As vestimentas sintéticas iniciam seu meio de produção a partir do refinamento do petróleo.Das substancias retiradas,tecidos são feitos,logo tornando-se roupas prontas para o consumo.
Já os agrícolas,são feitos primeiramente com o desmatamento da área para o plantio,os comerciantes com intuito de fazerem as plantas se desenvolverem mais rapidamente, são utilizados produtos tóxicos ao solo e ambiente.Logo o produto é retirado ,fabricado e transformado em roupa.
A produção das roupas geram impactos ambientais em todos os meios possíveis:sonoros,no solo,ar e água.As roupas sintéticas,na parte do refino do petróleo atinge brutalmente o ar ,por diversos gases como CO2,SO2 NOx e outros que são gerados durante o processo.Causando o Agravamento do efeito estufa , acelerando os impactos do aquecimento global. As agrícolas não sustentáveis geram impacto igualmente desde o início de sua produção, a partir do desmatamento de certas áreas,logo começam a ser usados produtos tóxicos ao solo ,para o crescimento rápido da matéria-prima.Não apenas estraga a terra,impossibilitando o replantio , como tem risco de poluir os lençóis freáticos, contaminando aguas consideradas consideradas perfeitamente potáveis. Como também possuir o risco de contaminar ou prejudicar os seres vivos ao redor.
Estes dois distintos produtos, encontram-se similares em relação a poluição do ambiente a partir da fabricação.A fabricação gera poluentes líquidos ,gasosos e sonoros. Durante a fabricação a energia que move as industriais muitas vezes são hidráulicas,assim como há o consumo em massa, as industrias fabricam de forma quase que contínua,havendo um gasto de agua enorme.
Também há a poluição sonora gerada pelo alto ruído das maquinas.
Logo,a ao final da produção, resíduos são formados ,resíduos poluentes que simplesmente são levados para fora das industriais,chegando muitas vezes a rio ou solos poluindo-os.
Porém o fator que mais polui é o consumo desenfreado gerado pela mídia. Após comprar um roupa, já aparece outra nova incentivando-o a comprar por faze-lo se sentir fora da moda, fora do normal, do cotidiano, uma diferença no grupo onde convive.Assim fazendo-o descartar suas roupas.

Um comentário:

  1. Não sei quem postou esse pedaço, então vou falar "meninas".
    Aqui tem muitas ideias improtantes, mas tem coisas a mais também. Penso que da história inicial, basta dizer que os egípcios forma os primeiros a usar as roupas para diferenciação social. Mas o mais improtante é da revolução industrial em diante. Porém , existiram 3 rev. industriais, penso que vc está falando da 1a ( sécl XVIII) , mas logo em seguida liga com a Coco Chanel que é do sécl XX. Cuidado.é melhor caprichar nesse pedaço do tempo, onde as coisas para a moda e os impactos ambientais são mais importantes ( do sec. XVIII ao XXi) e deixar o anterior de fora. Assim, vc pode explciar com clama essa passagem. Gostei de ver a enfase na moda com a fonte dos maiores impacrtos, as diferenaçs entre os tipos de fibras e os impactos, estão tão bom que é uma pena naõ ter as citações para poder estar entre os que vão competir. Complete que ainda dá tempo.
    Bjs

    ResponderExcluir