Após a leitura do texto "Energia" de Sylvio Péllico Netto e Airton Rodrigues Pinto Jr., SUBTEMA 1: ECOSSISTEMAS E PROVISÃO nosso grupo de ciências, ficou interessado em descobrir , se existe uma forma de roupas serem produzidas de um modo sustentavél.
O mercado da moda é caracterizado pelas suas mudanças frequentes e rápidas, a concorrência e o consumismo resultam em buscas contínuas e formas de melhorias no mundo da moda. O sistema de moda acaba de acompanhar as mutações do mercado, e lança então um novo produto: a moda sustentável. Antigamente, na alta costura do século XX, a moda se manifestava através de produtos com matérias caras e exclusivas, hoje em dia é diferente, o novo luxo está em consumir moda de um jeito mais consciente, através de produtos reciclavéis ou pensados a partir de uma proposta de eco design.
Diante disso os designers estão se preocupando com a fabricação de "produtos verdes" seguindo o conceito das empresas sustentáveis que estão de olho em um novo consumidor: o consumidor consciente, que está disposto a pagar mais caro em produtos que tem consigo valores do desenvolvimento sustentável.
A indústria Brasileira já tem se voltado para essa causa, mas o grande desafio é mostrar que não se trata apenas de modismo, e sim de uma necessidade para o futuro. A Indústria da moda sempre esteve entre as indústrias que emitem certa carga de resíduos ambientais. As sobras de tecidos, as águas de lavagem, e a "estonagem" se constituem em agentes impactantes ao meio ambiente.
O eco design veio para inovar, a definição feita por Fiksel (1996) diz que o projeto foi voltado para os objetivos ambientais, saúde e segurança, ao longo de todo ciclo de vida de um produto ou processo.
Essa proposta não desconsidera o desenvolvimento econômico, mas sim confirma o desenvolvimento social e contrapõe-se a exploração do meio ambiente e dos animais.
A ameaça à sobrevivência humana através da degradação dos recursos naturais, a extinção da fauna e flora e o aquecimento da temperatura devido a emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar uma posição de destaque nos últimos tempos. Surge então um perfil de novos consumidores, conscientes de seus papeis na sociedade capitalista, parecem estar exercendo sua política. Conforme a especialista em tendências, Faith Popcorn, o consumidor mudou, está mais consciente de suas ações na sociedade. “Os consumidores vigilantes estão por toda parte, as sementes do descontentamento foram plantadas em todos nós” (POPCORN 1997, p. 307).
Diante das considerações expostas é possível afirmar que o eco design é o novo luxo do século XXI, opondo-se ao consumismo desfreado da "Era do consumismo". A moda é uma forte influência sobre a vida das pessoas, sendo capaz de propor novos produtos desenvolvidos com um apelo ecológico, refletindo uma nova sociedade que se importa com o desenvolvimento sustentável e um consumo consciente como nova realidade. Beijinhos, e até o próximo post.
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